Aneel divulga Revisão Extraordinária de Tarifas

Simple Energy Post, 03 de Março de 2015

A Aneel divulgou durante sua 4ª Reunião Extraordinária de 2015, realizada no dia 27 de fevereiro, a metodologia simplificada para cálculo dos reajustes extraordinários de tarifa para as distribuidoras de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Para compor a revisão, a agência levou em consideração o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE e os custos com compra de energia das distribuidoras, que envolve o reajuste das cotas de Itaipu para as concessionárias que servem os submercados Sudeste/Centro-oeste e Sul além de compras de energia nos leilões de energia existente e de ajuste. 

O efeito médio da RTE para concessionárias das regiões Sudeste, Centro-oeste e Sul foi de 29,3% no grupo de alta tensão e 24,6% no grupo de baixa tensão. Para os consumidores das regiões Nordeste e Norte, o reajuste médio foi de 6,6% no grupo de alta tensão e 4,8% no de baixa tensão.

A diferença entre regiões ocorre, principalmente, por causa da CDE e de Itaipu. Por Lei, a cota da CDE cobrada nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é 4,5 vezes maior que a cota cobrada nas Regiões Norte e Nordeste. 

As distribuidoras de energia ainda terão seu reajuste ordinário neste ano, que ocorre no aniversário de concessão de cada companhia, e pelo qual que se corrige a inflação, despesas com o mercado de curto prazo de energia ou ainda as despesas com manutenção e operação.

Link da NotíciaSite externo.



DISCLAIMER: As informações apresentadas neste materianl foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo - Tel: 2199 9400

São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados