EPE prevê retração do consumo em 2015

Simple Energy Post, 08 de Abril de 2015

Segundo a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica publicada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a demanda por eletricidade no Brasil deverá ser menor em 2015, caindo da evolução de 3% anteriormente prevista para retração de -0,5%. A alteração da projeção é devida ao fraco desempenho econômico, aumento de tarifas, elevação a taxa de juros e campanhas de racionalização de energia. 

Adicionalmente, o consumo de eletricidade no Brasil totalizou 40.489 GWh em fevereiro, caindo 2,2% sobre o mesmo período do ano passado. A diferença para quedas averiguadas nos últimos meses foi a retração do consumo nas classes residencial e comercial, de aproximadamente 1%. Tal fenômeno não era observado desde abril 2008. No entanto, ao invés de refletir os efeitos do aumento de tarifas, este recuo é devido as elevadas temperaturas verificadas em fevereiro de 2014 e ao feriado de carnaval, que naquele ano ocorreu em Março.

A classe industrial continua apresentando queda, tendo registrado recuo de 4,6% em fevereiro. Os setores que apresentaram maior retração foram os de característica eletro-intensiva, em especial o metalúrgico (-17%), o automobilístico (-10%), o têxtil e produção de metais (-8%). 

Link da NotíciaSite externo.

 

 

 

 

DISCLAIMER: As informações apresentadas neste materianl foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados