Gigante japonesa passa a atuar no mercado livre no Brasil

Simple Energy, 11 de outubro de 2016

A gigante japonesa Mitsui & CO marcou sua entrada no mercado livre de energia elétrica no Brasil. Nesta sexta-feira, 10 de outubro, a Ecogen, que é controlada pela Mitsui, anunciou a compra de uma participação de 50% na Simple Energy, empresa que é gestora e comercializadora de contratos de energia para consumidores livres e cativos. O valor do negócio não foi revelado pelas companhias, que juntas passam a oferecer soluções agregadas aos seus clientes. 

As duas marcas serão preservadas. As empresas vão oferecer a implementação de projetos de eficiência energética, cogeração e geração distribuída de energia, desde a concepção da solução, passando pelo financiamento, aquisição de equipamentos, instalação, operação e manutenção dos sistemas, juntamente com a assessoria e gestão comercial e regulatória para operação no mercado livre.

Segundo o presidente da Ecogen, Nelson Oliveira, a aquisição de parte do negócio da Simple Energy foi a oportunidade que faltava para Ecogen completar seu pacote de serviços voltados à eficiência energética. Ele explicou que em seu portfólio não havia a opção de assessoramento para migração, compra e gestão de energia para os clientes que desejam se beneficiar, também, da redução de custo proporcionada pelo mercado livre.

"A gente muitas vezes se deparava com esse ponto. Não tínhamos como oferecer uma solução completa de eficiência energética e mercado livre. E com a Simple Energy a gente vai poder oferecer esses serviços. Além de poder oferecer as soluções de eficiência energética, agora a gente vai poder fazer a gestão do cliente, tanto no mercado cativo como livre e também na comercialização de energia", declarou Oliveira.

Segundo Leonardo Lopes, diretor Comercial da Simple Energy, hoje a empresa gerencia um portfólio de 850 MW médios. Em 2016, a empresa experimentou um crescimento de 35% em seu negócio impulsionada pela acelerada migração de clientes que optaram por deixar de ser atendidos pelas distribuidoras para comprar contratos de fornecimento de energia no mercado livre. Lopes disse que a expectativa é que esse movimento de migração continue no próximo ano, o que deve promover um crescimento de, no mínimo, 20% no volume de negócios operados pela Simple em 2017.

"A partir dessa fusão nós passamos a fornecer um portfólio de produtos muito amplo. Hoje as operações [da Simple]estão direcionadas para aqueles consumidores que necessitam de assessoria comercial e regulatória,e com a essa sinergia nós passaremos oferecer, através da Ecogen, soluções mais técnicas, sobretudo voltadas à cogeração e à eficientização energética", reforçou Lopes. Ainda segundo o executivo, a entrada de um sócio como a Ecogen, que tem por trás um grande grupo internacional, traz mais "musculatura" para a Simple poder competir com os demais players de mercado e oferecer uma gestão mais eficaz e profissionalizada. 

A Simple Energy tem entre seus clientes grandes consumidores e geradores de energia, como Vivo, Unilever, Santo Antônio Energia e Rio Energy. A partir de 1º de novembro deste ano a comercializadora mudará de endereço, saindo do bairro da Consolação, no centro de São Paulo, para atender no edifício Rochaverá Corporate Tower, na região do Morumbi (SP), onde fica o escritório da Ecogen.

Com 250 profissionais, a Ecogen atualmente é líder em desenvolvimento e implantação de projetos de eficiência energética, principalmente em soluções de cogeração, com R$ 1 bilhão de projetos em estudo e R$ 339 milhões de capital integralizado. A Simple Energy, fundada em 2012 por profissionais com passagens pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), CPFL e Pão de Açúcar, tem uma carteira de 54 clientes, gerenciando 622 unidades no ambiente de contratação regulada e mais de 90 no ambiente de contratação livre. A japonesa Mitsui & CO é uma das companhias mais diversificadas do mundo, com atuação em minério, transporte, alimentos, energia, entre outros negócios.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados