Leilão de transmissão surpreende e vende 90% dos lotes

Simple Energy, 04 de novembro de 2016

Na última sexta-feira 28 de outubro, ocorreu leilão de transmissão do governo federal, com a licitação de 21 dos 24 lotes que foram arrematados. O bom resultado surpreendeu e deu novo fôlego ao setor, que vinha passando por um momento de baixo interesse por parte da iniciativa privada. Com exceção de cinco lotes, conquistados pelo preço mínimo, os demais tiveram deságios que chegaram a 28%. As linhas leiloadas exigirão investimentos de R$ 11,6 bilhões durante a construção, contra R$ 12,6 bilhões previstos inicialmente, segundo dados da ANEEL.

Na avaliação do diretor José Jurhosa Júnior, “o resultado é promissor e mostrou a confiança dos agentes de transmissão, um setor aquecido e com muitos empreendimentos em construção”.

Para o ano que vem a previsão é de que o governo promova até três disputas, incluindo a provável relicitação dos ativos da Abengoa. Ainda não há datas específicas ou lotes, mas a previsão é de que o primeiro possa ocorrer já no primeiro trimestre do próximo ano.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Moacir Carlos Bertol, o resultado visto no leilão deixou claro que houve sucesso e que a expectativa do MME é de repetir esse resultado nas próximas oportunidades. Ele comentou ainda que poderão ser implementadas melhorias no processo para os leilões de 2017.

 

Fonte: CanalEnergia Site externo.

 

 

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados