ONS: carga apresenta crescimento de 2,2% em fevereiro de 2017

Simple Energy, 24 de março de 2017

A carga de energia no SIN em fevereiro apresentou um crescimento de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado com 69.771 MW médios. De acordo com o Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico, no consolidado dos últimos 12 meses esse valor apresentou variação positiva de 1,4% quando comparado ao mesmo período anterior. Houve um aumento de 2,3% ante o reportado em janeiro de 2017.

Segundo a análise do operador, a melhoria da confiança da indústria e elevação dos preços das commodities podem ser observados, mesmo que de maneira tímida, e que levaram a efeitos positivos na carga de energia.

Quando se analisa a demanda por submercado, o Sudeste/Centro Oeste, que representa 60% da carga do SIN, voltou a apresentar crescimento, é o segundo mês consecutivo que essa performance é registrada. O aumento ficou em 1,7% na comparação entre fevereiro de 2017 contra 2016. No acumulado de 12 meses o sinal também é positivo, 0,8%. Entre os fatores que elevaram a carga estão as temperaturas mais elevadas na segunda quinzena e a melhoria de indicadores econômicos como o da produção industrial.

No Sul está o maior índice de elevação, com 4,5%. Nessa região o destaque foi o aumento das temperaturas, principalmente, na segunda quinzena do mês. E o ONS cita ainda sinais positivos vindos da produção industrial em alguns setores. No acumulado de 12 meses há uma elevação de 1,6% na carga.

Por sua vez, no Nordeste há uma elevação de 3,3% na carga, resultado do aumento das temperaturas na região. No acumulado de 12 meses foi registrado um aumento de 3,5% ante o mesmo período anterior. No Norte está a única retração, de 0,4%.Entre os fatores que levaram a esse desempenho estão a ocorrência de chuvas e nebulosidade, principalmente em Manaus e Belém, e a redução de carga de alguns consumidores livres durante o mês. Contudo, nos últimos 12 meses o Norte apresentou variação de 1% ainda por influência da interligação com Macapá (AP) que ocorreu em outubro de 2015.

 

Fonte: CanalEnergia Site externo.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados