Aneel recomenda redução de garantia física de usinas

Simple Energy Post, 15 de Agosto de 2014

Segundo matéria publicada pelo portal Canal Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica recomendou ao Ministério de Minas e Energia o rebaixamento da garantia física de 110 usinas não despachadas centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Esse número representa 20% do volume de usinas analisadas. Porém, considerando apenas as unidades que se enquadram nos requisitos definidos pela portaria 463/2009 do MME para a revisão, esse índice aumenta para 36,3%.

De acordo com a regra, o empreendimento passível de revisão deveria apresentar uma geração média nos primeiros 48 meses de operação comercial inferior a 80% ou superior a 120% da Garantia Física vigente. A partir dos 60 meses desde o início de operação, a variação se restringe a 90% e 110%, respectivamente. A orientação foi duramente criticada pela Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas (AbraPCH).

 

 

 

DISCLAIMER: As informações apresentadas neste material foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe. 

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados