Disputa por recursos hídricos de Jaguari

Simple Energy Post, 15 de Agosto de 2014

Segundo matéria da Agência Canal Energia, publicada no dia 12 de Agosto, a decisão da Cesp de contrariar um comando do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e de reduzir a vazão defluente da UHE Jaguari pode causar diversos problemas na geração de energia elétrica e no abastecimento de água. De acordo com o ONS, e decisão unilateral da companhia poderá causar o esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas de Paraibuna, Santa Branca e Funil antes do final da estação seca, caso não ocorram chuvas significativas na bacia nesse período. Além disso, poderá haver uma redução de cerca de 130 MW médios de energia e 150 MW de potência na geração dessas usinas, sem contar o colapso do abastecimento de água de cidades situadas a jusante, nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, até a foz do Paraíba do Sul.

O ONS explicou que no dia 1º de agosto a Cesp solicitou a redução, a partir da 0 hora do dia seguinte, da vazão defluente na hidrelétrica Jaguari, seguindo determinação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo. O operador autorizou a redução temporária da defluência - apenas nos dias 2 e 3 de agosto, enquanto procedeu a análise da Cesp. Mas, após verificar os problemas que a medida poderia acarretar, informou à Agência Nacional de Águas e à Cesp que considerava não ser viável atender à solicitação da companhia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) notificou a concessionária a fim de obter esclarecimentos sobre o descumprimento de comando dado pelo ONS para a operação da hidrelétrica Jaguari. A regulamentação prevê penalidades que vão de advertência a multa de 2% do faturamento anual da empresa.

 

 

 

DISCLAIMER: As informações apresentadas neste material foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe. 

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados