ONS garante fornecimento em 2015

Simple Energy Post, 26 de Novembro de 2014

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, afirmou que o Brasil não precisará de muita chuva para garantir o fornecimento de energia elétrica em 2015 segundo matéria publicada pelo jornal Valor Econômico. O diretor-geral do ONS teria dito que, se os níveis de reservatório ficarem entre 30% a 35% em abril, a situação seria sustentável.  

Segundo Chipp, meteorologistas de três institutos consultados semanalmente pelo ONS dizem que na região central já houve uma transição do período seco para o período de chuvas. E disse que em Minas Gerais - inclusive na região castigada do Rio São Francisco -- e no Estado de São Paulo, a ocorrência de chuvas já aumentou.

"Não vamos precisar de uma chuva muito intensa no período úmido para garantir o atendimento em 2015, tanto é que os níveis de risco simulados hoje, partindo desses níveis [dos reservatórios], são baixos, todos eles para 2015 abaixo de 5%", disse.

Chipp disse que apesar da estagnação econômica deste ano, o consumo de energia crescerá entre 3,5% a 4% em relação a 2013, puxado pelo setor de serviços. Para 2015, a estimativa é que a demanda volte a crescer na mesma cadência. Segundo ele, os reservatórios em 35% de sua capacidade darão conta de atender a uma economia mais aquecida.

O presidente em exercício da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Carlos de Miranda Farias, foi na mesma linha e procurou afastar o risco de falta de energia em um cenário em que a economia cresça mais em 2015 do que neste ano.

Ele falou dos projetos que disputarão o leilão de energia marcado para esta sexta-feira como uma espécie de garantia de fornecimento. Ao todo, usinas que se apresentaram para participar do leilão somam uma capacidade de geração; as que reuniram documentação necessária e que vão de fato disputar, têm quase 30 GW.





DISCLAIMER: As informações apresentadas neste materianl foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados