Aneel define valores limite do PLD para 2015

Simple Energy Post, 26 de Novembro de 2014

A diretoria da Aneel, em sua 44ª Reunião Pública Ordinária realizada no dia 25 de novembro, definiu os valores que limitarão o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) em 2015, com o limite máximo definido em R$ 388,48/MWh (redução de 53%) e o mínimo em R$ 30,26/MWh (aumento de 94%).

Para o preço máximo foi preservado o critério da térmica mais relevante, no caso a UTE Mário Lago, em desacordo com a maioria das contribuições enviadas durante consulta pública, inclusive da Petrobrás, proprietária da usina em debate, que afirmou que o custo real da UTE não corresponderia com o declarado. Em resposta, a Aneel informou que o valor de CVU foi definido por meio de um leilão público, e o contrato de comercialização da UTE Mario Lago, assinado pela Petrobrás, define a regra para sua atualização. Não houve questionamento dessa regra por parte do agente. Também não houve discussão quanto ao equilíbrio do contrato e nem foi usada, ou sequer proposto usar, a cláusula de rescisão como forma de evitar que um contrato gere um prejuízo substancial a uma das partes.

Já o preço mínimo foi calculado com base nos custos das hidrelétricas que renovaram suas concessões, com a maioria das contribuições em favor do aumento proposto.

No que tange aos Encargos de Serviço do Sistema (ESS), a Aneel manteve inalterada a regra atual, após considerar as inúmeras contribuições contrárias à mudança proposta, que definia o rateio dos EES entre os agentes expostos.  Deste modo, o rateio continuará sendo feito entre os consumidores. 

Link da NotíciaSite externo.




DISCLAIMER: As informações apresentadas neste materianl foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados