Reajuste de 46% na tarifa de Itaipu

Simple Energy Post, 16 de Dezembro de 2014

A Diretoria da ANEEL aprovou no dia 9 de dezembro, durante Reunião Pública, a tarifa de repasse da potência oriunda da UHE Itaipu para o ano de 2015, no valor de US$ 38,07/KW, com vigência de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2015, representando uma variação de 46,14% em relação à tarifa aprovada para o ano de 2014.

O reajuste elevado é destinado a cobrir o déficit de R$ 3,946 bilhões da conta de comercialização de energia da hidrelétrica em 2014, que tem sido coberto pela Eletrobrás e gerou um rombo no caixa da empresa. 

As concessionárias de distribuição devem recolher à Eletrobrás, mensalmente, para crédito da conta Comercialização da Energia Elétrica de Itaipu, o valor resultante da multiplicação da quota mensal da potência contratada pela tarifa de repasse da UHE Itaipu.

Segundo o presidente da CPFL, este reajuste representaria um aumento de aproximadamente 12% nas tarifas de energia dos consumidores atendidos por distribuidoras da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

Abaixo, apresentamos um gráfico que indica o volume de energia contratada por algumas distribuidoras, afetadas pelo ajuste, com destaque para os volumes relativos a energia de Itaipu, que representa mais de 20% do portfolio de contratação:

 





DISCLAIMER: As informações apresentadas neste materianl foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo - Tel: 2199 9400

São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados