Ao analisar a fatura de energia do seu negócio você pode ter se deparado com a discriminação de dois valores, identificados pelas siglas TUSD e TE. Essas demonstram dois pilares do sistema elétrico brasileiro: o consumo e o transporte de energia.
Para a empresa que está ou pensa em mudar para o Mercado Livre de Energia, compreender essas tarifas é fundamental para encontrar oportunidades de economia no valor pago na conta de luz.
Neste artigo vamos explicar o que elas representam e como sua empresa pode reduzir o valor da fatura de energia sem que a produtividade da organização seja comprometida.
Sim, para sua empresa. A
Aqui você vai encontrar:
- O que é TUSD na conta de luz?
- O que é TE na conta de luz?
- Por que TUSD e TE aparecem separadamente nas faturas de energia?
- Como a TUSD e a TE são calculadas [exemplo]?
- Como encontrar o valor individual da TUSD e da TE em R$/kWh?
- Como economizar na TUSD e TE no Mercado Livre de Energia?
- Reduza custos com energia com a Simple Energy
O que é TUSD na conta de luz?
A Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) é o valor cobrado pelo transporte de energia, ou seja, pela infraestrutura (postes, fios, transformadores, subestações) que leva a eletricidade do produtor de energia até o consumidor final. Em outras palavras, ela é a taxa pela passagem da energia pelos fios, cabos e equipamentos de distribuição.
Caso você ainda não tenha notado, basta olhar na conta de luz para achar a sigla TUSD. Esse item pode estar localizado em diferentes pontos a depender da fatura, pois cada distribuidora tem o seu jeito de apresentar essa informação. Saiba como ler a fatura de energia.
Importante dizer que essa é uma cobrança obrigatória a todos os consumidores de energia, não só para empresas, independente se o seu negócio está no Mercado Cativo ou no Mercado Livre.
A diferença entre os dois é que no Mercado Cativo as parcelas da TUSD e TE fazem parte de uma única fatura. No Mercado Livre, por sua vez, elas são pagas em faturas separadas.
Na TUSD são sobrados os seguintes itens:
- fio A, que se refere aos custos associados à instalação e à manutenção de postes, cabos, transformadores, linhas de transmissão e outros equipamentos;
- fio B, que engloba os custos da coleta de dados de consumo, emissão de faturas, atendimento a chamados e outras atividades administrativas e operacionais;
- perdas técnicas (em função do efeito Joule, no qual parte da energia é convertida automaticamente em calor ao passar pelos cabos e demais componentes do sistema de distribuição) e perdas não técnicas (furto de energia);
- encargos criados por políticas públicas para sustentar o desenvolvimento do setor elétrico, que incluem todos os impostos e taxas sobre a distribuição.
O que é TE na conta de luz?
A Tarifa de Energia (TE) corresponde ao consumo da energia elétrica e, assim como a TUSD, compreende em alguns custos:
- repasse dos custos associados à contratação de energia;
- recuperação de custos de transporte entre a usina e rede básica;
- perdas na Rede Básica;
- encargos como Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D_EE), Contribuição sobre Uso de Recursos Hídricos (CFURH), Encargos de Serviços de Sistema e Encargo de Energia de Reserva (ESS/EER) e Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).