Compra e venda de energia elétrica no Mercado Livre – como é?

Compra e venda de energia elétrica no Mercado Livre – como é?

Time Simple
Compra e venda de energia eletrica
Compra e venda de energia eletrica

A compra e a venda de energia elétrica no Mercado Livre é uma transação segura, simples e transparente. Os contratos são bilaterais, com condições flexíveis e com prazos que podem ser de um mês até vários anos de suprimento. 

Geradores, consumidores e comercializadores de energia só podem fazer negócios com o devido registro, autorização e supervisão da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).  

Os preços da energia refletem as condições de mercado e a competição entre os players gera mais eficiência para as operações.   

Essas são as informações mais importantes que você precisa saber. Contudo, preparamos esse artigo completo, onde você vai entender: 

  • como funciona a compra e a venda de energia no Mercado Livre; 
  • quem pode negociar energia no mercado livre; 
  • como é formalizada a compra e venda de energia no Mercado Livre; 
  • quais consumidores podem participar do Mercado Livre; 
  • quais as diferenças entre energia incentivada e convencional; 
  • contrato de curto, médio ou longo prazo. Qual é o melhor; 
  • o que é mercado spot; 
  • o que é o PLD; 
  • reduza sua conta de luz com o Mercado Livre de Energia. 

Como funciona a compra e a venda de energia no Mercado Livre? 

Imagine que você precisa comprar arroz. Você pode comprar pela internet ou escolher entre os supermercados próximos a sua casa. Normalmente optamos pelo mais barato, mas algumas pessoas fazem questão de ir naquele local onde há mais opções. 

Você pode comprar o suficiente para um mês, para seis meses, ou para um ano, já que no atacado costuma ter um custo menor. Pois no Mercado Livre de Energia a lógica é a mesma, só que você compra e vende energia, com a vantagem de não precisar realizar nenhum desembolso de forma antecipada. Um contrato de compra de energia nada mais é do que um contrato de hedge de preço – ou seja, uma ferramenta de proteção contra grandes variações de preços desse ativo, garantindo previsibilidade e diversos outros benefícios. 

O consumidor pode negociar diretamente com uma comercializadora ou um gerador de sua preferência ou contratar uma gestora de energia para definir a melhor estratégia e intermediar a negociação. 

Além de sua atuação como comercializadora, a Simple Energy também exerce a atividade de gestora de energia. Temos experiência e conhecimento de mercado de mais de 12 anos para traçar um plano que garanta uma economia que pode chegar a 35%. Temos diversos clientes que podem provar a nossa capacidade de gerenciamento de energia. A seguir vamos explicar outros aspectos das transações de energia. 

Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo
e veja como podemos contribuir com a gestão de energia da sua empresa.
(11) 5080-9000 – [email protected]  

Quem pode negociar energia no mercado livre? 

As categorias que podem comercializar energia no Mercado Livre são: consumidores livres, especiais e varejistas; os geradores e os comercializadores devidamente habilitados pela CCEE.  

Como é formalizada a compra e venda de energia no Mercado Livre? 

A formalização da aquisição de energia é feita por meio do Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica (CCVEE) entre consumidores, geradores e/ou comercializadores de energia. Esses contratos são de curto, médio e longo prazos, podendo variar de um mês até 20 anos ou mais.  

A compra ou a venda de energia pode ocorrer por meio digital, onde as cotações são colocadas em tela, ou diretamente com os fornecedores. Porém, ambas as transações precisam ser intermediadas por comercializadoras ou gestoras de energia. 

Nos contratos constam: 

  • preço da energia; 
  • prazo de pagamento; 
  • volume contratado; 
  • valor total do contrato; 
  • tipo de energia (incentivada ou convencional); 
  • submercado (Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul); 
  • flexibilidades;  
  • sazonalização; 
  • modulação; 
  • indexador de reajuste (IPCA ou IGPM); 
  • multa contratual em caso de quebra de contrato; 
  • garantias financeiras e outras condições gerais.  

Leia também: Como um contrato de energia pode ser personalizado no mercado livre 

Saiba que todas as transações precisam ser registradas na CCEE. Em caso de inadimplência do seu fornecedor, você nunca ficará sem energia, mas o seu contrato não será contabilizado na liquidação financeira. Nessa situação, você fica exposto ao mercado spot. Seu fornecedor receberá uma penalidade e terá que arcar com todas as despesas incorridas pelo descumprimento do contrato.  

Como os contratos são bilaterais, é muito importante que você escolha uma comercializadora com boa reputação no mercado de energia e robustez financeira. Assim, você evita diversos transtornos, riscos comerciais e judiciais.  

Quais consumidores podem participar do Mercado Livre? 

Existem três tipos de consumidores: varejistas, livres e especiais. 

  • Os consumidores varejistas são aqueles com carga inferior a 500 kW e que estão enquadrados no Grupo A. Eles podem comprar energia convencional ou incentivada (leia o tópico abaixo para saber a diferença) desde que seja de um comercializador varejista, como a Simple Energy.  
  • Os consumidores livres são aqueles com carga igual ou superior a 500 kW, mas só podem comprar energia convencional de geradores e comercializadores.  
  • Os consumidores especiais são aqueles com cargas iguais ou superior a 500 kW, mas só podem comprar energia incentivada de geradores e comercializadoras. 

Consumidores livres e especiais podem somar duas ou mais cargas para atingir o mínimo de 500 kV de demanda. Para que isso seja possível, as unidades precisam ter a mesma raiz de CNPJ (comunhão de direito) ou estarem localizadas em área contígua (quando não há separação de vias), também chamado de comunhão de fato. 

No caso da comunhão de direito, as unidades devem pertencer ao mesmo submercado (Norte, Nordeste, Sul ou Sudeste/Centro-Oeste). 

Quais as diferenças da energia incentivada e convencional?

A energia convencional é aquela proveniente de fontes tradicionais, como grandes hidrelétricas e termelétricas movidas a combustíveis fósseis (nuclear, gás natural, óleo diesel e carvão mineral).  

A energia incentivada é oriunda de fontes renováveis, como eólica, solar fotovoltaica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), termelétricas movidas a biomassa (bagaço de cana, cavaco de madeira, casca de arroz, entre outros) e termelétricas movidas a resíduos sólidos urbanos. 

Além da diferença de combustíveis, há também uma diferença de preço e benefícios. A energia convencional geralmente é mais barata. Por outro lado, a energia incentivada tem descontos de 50% a 100% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). 

Leia mais: TUSD e TE: Entenda a Fatura de Energia do seu Negócio 

Contrato de curto, médio ou longo prazo. Qual é o melhor?

Como já mencionamos, os contratos no Mercado Livre de Energia podem ser de curto, médio ou longo prazos.  

Contratos que se estendem por longos horizontes temporais, abarcando de 4 a 20 anos, ganham destaque entre consumidores de perfil mais conservador. Essa escolha reflete o desejo de garantir estabilidade nos custos e segurança no abastecimento. 

Já os contratos de médio prazo, com duração entre 1 e 3 anos, podem atrair aqueles players com maior apetite ao risco. Nesse caso, o consumidor pode optar por cobrir apenas parte de sua demanda de energia através desse contrato, deixando o restante para negociações no dinâmico Mercado de Curto Prazo (MCP). 

Os contratos de curto prazo, normalmente com duração de meses, contrastam com os de curtíssimo prazo, utilizados para fechamento do balanço mensal. Aqui, os preços flutuam, subindo em períodos de seca e caindo nos momentos de chuva. Quem opta por esse modelo de contrato assume o risco de se expor a possíveis variações de preço, mas também tem a oportunidade de realizar negociações vantajosas em períodos de preços baixos. 

Leia mais: Entenda o que são Contratos de Longo Prazo no mercado de energia 

O que é mercado spot? 

O Mercado de Curto Prazo (MCP), também conhecido como mercado spot, é o ambiente onde são liquidadas as diferenças dos contratos de energia.  

Por exemplo, imagine que você contratou 100 unidades de energia, porém só consumiu 90. Caso o consumidor não venda essa sobra energia antes da liquidação financeira, essa diferença de 10 unidades vira um crédito financeiro e será precificado com base no PLD vigente.  

Por outro lado, se o cliente contratou 100 unidades, mas consumiu 110, o consumidor vira um devedor no MCP caso ele não compre essa energia antes da liquidação financeira.  

O que é o PLD? 

O Preço de Liquidação da Energia (PLD) é um indicador de mercado que serve para precificar as diferenças de contratos de energia no MCP. Ele também é utilizado como referência para definir o preço da energia no Mercado Livre. Geralmente a energia é negociada com base no PLD mais spread 

O PLD tem valores mínimos e máximos definidos anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  Porém, seu cálculo é diário em base horária, feito pela CCEE de acordo com o Custo Marginal da Operação (CMO). 

O CMO reflete as condições de operação do setor elétrico e considera o volume dos reservatórios das hidrelétricas, previsão de consumo, disponibilidade de oferta de usinas e do sistema de transmissão, entre outros parâmetros.   

Reduza sua conta de luz com o Mercado Livre de Energia  

O Mercado Livre de Energia oferece uma ampla gama de oportunidades para consumidores e geradores gerenciarem suas necessidades e suprimentos de energia de forma eficiente.  

Com a flexibilidade dos contratos, a transparência dos preços e a diversidade de fontes de energia disponíveis, os participantes podem adaptar suas estratégias de compra e venda de energia de acordo com suas demandas e preferências.  

No entanto, é crucial que todas as partes envolvidas ajam com responsabilidade, escolhendo parceiros confiáveis e compreendendo os mecanismos do mercado para garantir uma operação suave e segura. 

Quer saber como a Simple pode ajudar sua empresa a fechar um bom contrato no mercado livre? Entre em contato com nosso time pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (11) 5090-8000. 
Assine a #SimpleNews

Acompanhe o que acontece de mais importante do setor elétrico com análises e opiniões de especialistas.

A Consulta Pública nº 32/2024, aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica…

O avanço tecnológico e as mudanças no comportamento dos consumidores de energia…

Diante do desafio de uma transição energética segura, os SMRs se destacam…

O curtailment refere-se à redução ou corte forçado da geração de energia,…

O mecanismo de Resposta da Demanda permite que os grandes consumidores reduzam…

O Mercado Livre de Energia é uma ótima solução para empresas que…