ENERGIA E CLIMA: Análises e Tendências Out-Nov 2021

ENERGIA E CLIMA: Análises e Tendências Out-Nov 2021

Time Simple
Meteo-Out-Nov-21-02
Meteo-Out-Nov-21-02

Por Patrícia Cassoli.

O mês de outubro marca a transição entre o período seco e o período úmido sobre o Brasil Central e, diferente do ocorrido no ano passado em que houve um atraso da estação chuvosa, nesse ano as precipitações chegaram dentro esperado.

Isso pode ser observado no mapa abaixo. Ele mostra uma melhora no quadro com a chuva se espalhando pelo território brasileiro especialmente no centro-sul do País, onde foram registrados volumes de precipitação acima da média histórica.

inline_334_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Mapa1-1-640x304.jpg
Figura 1: À esquerda, precipitação acumulada de outubro de 2021. À direita, anomalia de precipitação (à direita) de outubro de 2021, onde os tons mais alaranjados indicam precipitação abaixo da média histórica e tons em azul precipitação acima da média histórica. (Fonte: CPTEC/INPE)

Com isso, nota-se uma melhora nos índices de umidade do solo em relação aos meses anteriores quando se observava déficit hídrico especialmente na região dos principais reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

inline_622_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Mapa2-640x297.jpg
Figura 2: Índice de umidade do solo referente ao final dos meses de setembro (à esquerda) e outubro (à direita). Cores quentes indicam pouca água no solo e cores frias representam solos mais úmidos. (Fonte: Sisdagro/INMET)

Com relação ao armazenamento dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, houve incremento de 1,2 e 21,7 pontos percentuais, respectivamente, em relação ao mês anterior, devido à melhora da condição hidrológica observada ao longo de outubro e do despacho fora da ordem de mérito (acionamento das usinas térmicas para suprir a demanda de energia). No SIN (Sistema Interligado Nacional), o incremento foi de 0,9 pontos percentuais.

inline_889_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Grafico1-640x459.png

No campo de temperatura máxima, observamos anomalias de média a abaixo do esperado para o período, principalmente sobre o centro-sul do Brasil, associada a uma maior frequência de sistemas transientes (fenômenos meteorológicos que nascem, se deslocam de uma região para outra, e então, se dissipam).

inline_108_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Mapa3-640x557.jpg
Figura 3: Anomalia de temperatura máxima do mês de outubro, onde as cores quentes refletem temperaturas acima da média histórica e cores frias temperaturas abaixo da média histórica. (Fonte: CPTEC/INPE)

 

Para novembro, sob influência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento anômalo da temperatura da superfície do mar do oceano Pacífico equatorial, a previsão realizada pelo modelo ECMWF (European Center for Medium-Range Weather Forecast) permanece indicando um cenário favorável à precipitação no centro-norte do País, sobre os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte, enquanto no subsistema Sul a tendência é de redução das precipitações.

inline_712_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Mapa5.png

Apesar de as condições atuais terem melhorado significativamente, é imprescindível que o ONS realize um acompanhamento ao longo do período úmido, uma vez que as condições de armazenamento do sistema ainda não são ideais.

Para ter uma análise específica para sua empresa, conheça os nossos serviços.

 

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do setor elétrico!

 

 

Tem alguma dúvida sobre o setor elétrico? Fale agora com os nossos especialistas ou deixe um comentário!

 

SEJA SINGULAR. SEJA SIMPLE.

 

Para falar com nossos consultores, preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelo e-mail comercial@simpleenergy.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (11) 5090-8000.

[contact-form-7 id=”5003″ title=”Formulário de contato – Blog”]

Assine a #SimpleNews

Acompanhe o que acontece de mais importante do setor elétrico com análises e opiniões de especialistas.

O avanço tecnológico e as mudanças no comportamento dos consumidores de energia…

Diante do desafio de uma transição energética segura, os SMRs se destacam…

O curtailment refere-se à redução ou corte forçado da geração de energia,…

O mecanismo de Resposta da Demanda permite que os grandes consumidores reduzam…

O Mercado Livre de Energia é uma ótima solução para empresas que…

A Agenda Regulatória é um instrumento essencial de planejamento, conferindo maior transparência…