Energia em alta: mais de 100 novas usinas entraram em operação no Brasil em 2024!

Energia em alta: mais de 100 novas usinas entraram em operação no Brasil em 2024!

Time Simple
Capa-resumo-regulatorio-04.06
Capa-resumo-regulatorio-04.06

O segmento de geração de energia no Brasil tem enfrentado muitos desafios para viabilizar novos empreendimentos devido à falta de demanda nos leilões do mercado regulado e aos preços baixos de energia no Mercado Livre. Apesar disso, os empreendedores continuam a expandir a matriz elétrica brasileira.  

De acordo com a última atualização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um total de 132 novas usinas entrou em operação entre 1º de janeiro e 17 de maio de 2024, adicionando 4.284 megawatts (MW) de potência instalada.  

Dessas usinas, 57 são de energia solar fotovoltaica, representando 49,23% da potência adicionada no ano, com um total de 2.109 MW, confirmando a forte expansão dessa tecnologia no Brasil.  

Em relação à fonte eólica, foram inaugurados 62 parques, somando 1.885 MW de potência e representando 44% da potência adicionada no ano.  

As termelétricas também merecem destaque, com 8 usinas entrando em operação no período, adicionando 265 MW, o que representa 6,22% da potência total adicionada em 2024. Vale lembrar que as termelétricas são fundamentais para sustentar a expansão das fontes renováveis.  

As pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH) responderam por 0,55% da potência adicionada este ano, com cinco novas usinas.  

Das 132 usinas que entraram em operação, 104 foram instaladas na região Nordeste do país, adicionando 3.323 MW de capacidade. O Sudeste detém 19 novas instalações, capazes de gerar 809,53 MW.  

Atualmente, a potência instalada do Sistema Interligado Nacional (SIN) totaliza 202.233 MW, com 84,49% de fontes renováveis.  

A ANEEL estima que um total de 255 novos empreendimentos deve começar a gerar energia neste ano, representando um acréscimo de 9.182 MW. 

A expansão da matriz elétrica brasileira demonstra a resiliência e o compromisso dos empreendedores do setor, mesmo diante de desafios de mercado.  

Com a entrada em operação de 132 novas usinas, o país continua a diversificar suas fontes de energia. A significativa contribuição das usinas de energia solar fotovoltaica e eólica reflete a crescente adoção de tecnologias renováveis. 

Com uma potência instalada total de 202.233 MW, sendo 84,49% proveniente de fontes renováveis, o Brasil se prepara para um crescimento contínuo. Isso sublinha o dinamismo e a evolução contínua do setor elétrico brasileiro, visando um futuro mais sustentável e equilibrado. 

Assine a #SimpleNews

Acompanhe o que acontece de mais importante do setor elétrico com análises e opiniões de especialistas.

Muitos gestores estão ávidos por formas de economizar energia elétrica na empresa….

Veja como explorar as vantagens dos Contratos de Longo Prazo no mercado…

Os contratos de energia no Mercado Livre as condições são totalmente negociáveis…

Sua empresa pode obter diversos benefícios ao garantir que a energia elétrica…

Entender o que é e como funciona o Mercado Livre de Energia…

Após meses de análise, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) concluiu…