Geradores e consumidores livres conectados à Rede Básica de Energia Elétrica enfrentam desafios no pagamento das faturas de transmissão (AVD). O processo é complexo e qualquer pendência pode gerar juros ou, no pior caso, o desligamento da transmissora.
Para simplificar essa gestão, desenvolvemos um serviço de coleta automática de faturas de transmissão, garantindo mais eficiência, segurança e conformidade nos pagamentos.
Oferecemos uma solução ágil e prática, permitindo a consulta e o gerenciamento das faturas de transmissão com precisão. Além disso, contamos com uma equipe dedicada para assegurar que todos os pagamentos sejam realizados dentro dos prazos estipulados.
Neste artigo, você entenderá:
- qual a dificuldade atual da gestão de faturas de transmissão;
- como acontece a coleta de dados da tarifa de uso dos sistemas elétricos de transmissão;
- a solução da Simple Energy para a gestão de faturas de transmissão.
Continue a leitura!
Qual a dificuldade atual da gestão de faturas de transmissão?
Todos os geradores e consumidores conectados à rede básica precisam pagar pelo uso do sistema de transmissão. Essa obrigação é conhecida como TUST – Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica.
Confira também: TUSD e TE: Entenda a Fatura de Energia do seu Negócio.
Mas ao invés de pagar um único boleto, o processo de gestão de faturas se torna difícil porque cada ativo precisa realizar um pagamento para cada transmissora (são mais de 270 empresas). Imagine um agente com 10 usinas eólicas; ele terá que processar mais de 2.700 faturas mensais. Alguns desses faturamentos ainda são pagos em 3 parcelas, tornando o trabalho operacional ainda maior.
“É um trabalho complexo de operar quando você pensa em várias unidades. Alguns agentes contratam uma ferramenta de automação, mas muitas vezes ela não faz todas as etapas, exigindo uma equipe dedicada para fazer a conferência dos dados e interação com as transmissoras”, explica Christian Guedes, Gerente de Gestão de Energia da Simple Energy.
Como acontece a coleta de dados da tarifa de uso dos sistemas elétricos de transmissão
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entidade responsável pela gestão do Sistema Interligado Nacional (SIN), é quem define o valor da fatura para cada agente (consumidor ou gerador).
Todo mês o ONS disponibiliza um arquivo com o Aviso de Débito (AVD) do sistema de transmissão. De posse do AVD, os agentes geradores/consumidores conhecem os valores que precisarão pagar às transmissoras, quais faturas serão pagas em parcela única (dia 25) e quais serão separadas em três parcelas (os valores maiores costumam ser divididos e acontecem nos dias 15, 25 e 5 do mês subsequente).
Cada transmissora tem o seu procedimento de cobrança, o que torna o processo mais complexo. Umas enviam a fatura para o e-mail que está cadastrado no ONS. Outras disponibilizam o documento no próprio site, e ainda há aquelas que utilizam os dois processos.
Então o gerador/consumidor precisa coletar essas informações em diferentes canais, compilar todas essas faturas, comparar com o AVD para garantir que não tem erros, para depois realizar o pagamento.
A solução da Simple Energy para a gestão de faturas de transmissão
A Simple Energy desenvolveu uma ferramenta que coleta essas informações automaticamente e faz a checagem de todas as faturas e boletos. Também temos uma equipe dedicada que realiza todo o acompanhamento do processo, atuando prontamente nos casos de falhas no acesso às faturas, o que acontece com frequência, garantindo que as informações para pagamento estejam corretas.
Todo esse material é compilado, checado, organizado em um banco de dados e então disponibilizado para o cliente no formato que ele desejar, contendo, inclusive, os códigos de barras dos boletos para facilitar os pagamentos.
Temos duas formas de enviar essas informações para os clientes:
- através de uma conexão direta da nossa base de dados com o sistema de gestão do cliente (ERP) – por meio de uma Interface de Programação de Aplicação (API na sigla em inglês) e a implementação de procedimentos de segurança;
- outra forma é pegar a base de dados com as faturas, transformá-la em uma planilha ou um TXT (ou qualquer outro formato de arquivo) e enviá-la nas configurações que o cliente precisar para carregamento em seu ERP.
Ainda disponibilizamos um painel em Power BI que permite aos clientes acompanharem o status atual da compilação de faturas e boletos de forma dinâmica e com atualização em tempo real, como pode ser visto na imagem a seguir:
“O nosso diferencial é que oferecemos a coleta de faturas de transmissão como um serviço completo, não só como uma ferramenta. Além da automação, contamos com equipe dedicada para resolver qualquer tipo de problema, garantindo que a entrega seja feita corretamente e no formato que cada cliente precisa, para que a única ação destes seja a de realizar os pagamentos lançados em lote por nós, sem nenhuma preocupação com relação ao trabalho operacional”, disse Guedes.
Saiba mais sobre o nosso serviço de gestão de faturas de transmissão assistindo ao nosso vídeo.