O ano mal começou, e o governo federal já deu início aos trabalhos. O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou as diretrizes para a realização do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP 2025), agendado para o dia 27 de junho de 2025. (Ao final, veja como a Simple pode te ajudar a participar)
Inicialmente, a Portaria nº 96/2024, que estabelecia prazos de suprimento para termelétricas existentes, gerou insatisfação no mercado. No entanto, a questão foi solucionada com a publicação da Portaria nº 97/2025.
Na versão inicial, as termelétricas existentes poderiam contratar energia apenas para os anos de 2025, 2026 e 2027. Com a nova portaria, o prazo foi estendido até 2030, o que deve ampliar significativamente a oferta de projetos em disputa.
O leilão negociará dez produtos envolvendo empreendimentos novos e existentes. Serão contempladas tecnologias termelétricas (gás natural e biocombustíveis) e hidrelétricas cujos contratos não tenham sido licitados ou prorrogados no regime de cotas (Lei nº 12.783/2013), com exceção das usinas que possuem parte da garantia física fora desse regime.
Tabela com todos os produtos LRCAP 2025
Sobre o leilão de reserva de capacidade
O Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) tem como finalidade contratar potência para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Seu principal objetivo é garantir o fornecimento de energia nos momentos de maior consumo ou em situações de escassez de capacidade das usinas hidrelétricas.
Por se tratar de um leilão voltado à oferta de potência, as fontes capazes de atender a esse requisito são as usinas termelétricas e hidrelétricas. Além dessas, os sistemas de armazenamento de energia com baterias também são aptos a entregar potência. Contudo, a contratação dessa tecnologia está prevista para um leilão específico que será realizado em 2025.
Até o momento, a única edição do LRCAP ocorreu em 21 de dezembro de 2021, quando foram contratados 4,6 GW de disponibilidade termelétrica, com início de suprimento em 1º de julho de 2026.
Como a Simple Energy pode te ajudar a participar do Leilão de Reserva de Capacidade?
Quem deseja participar do Leilão de Reserva de capacidade de 2025 precisa ficar atento ao cumprimento de uma série de requisitos técnicos e regulatórios.
Existem atividades que necessitam ser desempenhadas meses antes do leilão, como forma de se habilitar para o certame, e outras ações que devem ser concluídas após a eventual vitória na disputa.
Por isso, o auxílio de uma consultoria é essencial para garantir a correta habilitação do empreendimento e a entrega da documentação dentro dos prazos estipulados pelas entidades do setor elétrico.
A Simple Energy oferece toda assessoria técnica e regulatória para quem pretende participar dos leilões, considerando serviços como:
Diagnóstico de viabilidade
Esse processo diz respeito à verificação dos requisitos necessários para habilitação (EPE), participação (CCEE) e adjudicação pós-certame (Aneel), baseada em cases de sucesso de leilões anteriores.
Assessoria para habilitação do leilão (pré e pós)
Isso envolve atividades como:
- listagem de toda documentação necessária;
- estimativa de valores e datas de aportes de garantias financeiras para participação nos leilões;
- cronograma com os principais marcos dos leilões;
- auxílio na elaboração e/ou obtenção de documentação;
- envio da documentação via sistemas específicos;
- interlocução com as entidades setoriais;
- avaliação das características gerais da usina, identificação de riscos e oportunidades para atendimento às condições do leilão;
Assessoria no acesso à rede de distribuição ou transmissão
Por fim, a Simple Energy também realiza:
- listagem da documentação necessária;
- auxílio na elaboração e/ou obtenção de documentação;
- acompanhamento próximo do cronograma de todas as etapas;
- interlocução com a distribuidora ou Operador Nacional do Sistema (ONS).
Assessoria para elaboração da estratégia de BID
Isso envolve atividades como:
- suporte estratégico para definição do preço lance, cálculo do ICB (índice de custo-benefício) e preço de potência;
- esclarecimento das condições do edital e sistemática do leilão;
- avaliação da concorrência no ponto de conexão devido à capacidade de escoamento da energia;
- elaboração de planilha de simulação das regras do leilão;
- disponibilização de estrutura física como backup para participação no leilão e disponibilização de especialistas para participação in loco para suporte em tempo real.
Pretende participar do próximo Leilão de Reserva de Capacidade? Conte com o time de especialistas da Simple Energy!
Para falar com nossos consultores, preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (11) 5090-8000.