O Ministério de Minas e Energia abriu a Consulta Pública nº 167/2024, com prazo de contribuição de 04/06/2024 a 21/06/2024, para discutir as diretrizes do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, previsto para dezembro deste ano.
Os Sistemas Isolados (SISOL) são regiões do Brasil desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN), abrangendo partes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, bem como a Ilha de Fernando de Noronha (Pernambuco).
A geração de energia nesses sistemas é predominantemente termelétrica a óleo diesel, devido à grande dimensão territorial e dispersão das cargas. Outra característica relevante é a dificuldade logística de abastecimento de combustível e reposição de peças.
O leilão deste ano, dividido em três lotes, visa contratar potência e energia para 15 municípios situados nos estados do Amazonas e Pará. Os contratos terão duração de 15 anos, com início de suprimento em 2027 e 2030.
Uma das inovações deste leilão é a exigência de uma participação mínima de 20% da energia gerada a partir de fontes renováveis, com ou sem soluções de armazenamento. Destaca-se que a contribuição para a redução das emissões de CO2 será considerada na classificação da proposta vencedora.
Se sua empresa tem interesse em participar do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, entre em contato conosco. Nossa equipe especializada está pronta para assessorar você em todo o processo e garantir seu sucesso.
Leia nosso artigo: Saiba o que é Sistema Isolado e seu impacto na tarifa e no meio ambiente
Confira cada lote do leilão: