Tarifas de energia são reajustadas em São Paulo, Goiás e Distrito Federal

Tarifas de energia são reajustadas em São Paulo, Goiás e Distrito Federal

Time Simple
capa-resumo-regulatorio-reajustes-tarifarios
capa-resumo-regulatorio-reajustes-tarifarios

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reajustou as tarifas das distribuidoras CPFL Piratininga, EDP São Paulo, Equatorial Goiás e Neoenergia Distribuição Brasília.

Ao todo, cerca de 8,5 milhões de consumidores serão afetados nos estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. As novas tarifas são válidas a partir de 22 e 23 de outubro de 2023.

As duas concessionárias de São Paulo e a de Goiás passaram por Revisão Tarifária Periódica (RTP), enquanto no Distrito Federal houve um Reajuste Tarifário Anual (RTA).

Na RTA, que acontece anualmente, a ANEEL aplica basicamente a correção inflacionária dos componentes que formam a tarifa de energia.

Na RTP, a avaliação é mais ampla, pois acontece a cada 4 ou 5 anos, e leva em consideração não somente a inflação e os custos de compra de energia, mas também questões relacionadas ao atendimento às metas de qualidade, eficiência operacional e perdas de energia.

Os dois processos visam promover o equilíbrio econômico e financeiro das concessões, e são previstos nos contratos das distribuidoras.

Veja a seguir quais foram os índices aplicados.

CPFL Piratininga

A CPFL Piratininga, sediada em Campinas (SP), atende a cerca de 1,9 milhão de unidades consumidoras em 27 municípios no interior e no litoral de São Paulo. A concessionária passou por uma RTP, o que resultou em uma redução de tarifa. Em geral, o efeito médio a ser percebido pelo consumidor é de uma redução de – 4,37%, sendo – 0,19% para baixa tensão e – 11,47% para alta tensão.   Os principais fatores que influenciaram para esse resultado foram as reduções dos custos com a compra de energia, melhora na eficiência operacional e, principalmente, o recuo dos componentes financeiros.  Apesar da concessionária ter uma sobrecontratação de energia de 7,51%, a devolução de créditos de PIS/COFINS foi mais que suficiente para compensar esse custo adicional.  A sobrecontratação tem um peso grande para os consumidores do Grupo A que estão no mercado cativo, pois afeta diretamente o custo da energia.  A sobrecontratação é uma situação em que a concessionária tem mais energia contratada do que o seu mercado consumidor necessita. Isso pode acontecer por diversos fatores, mas podemos dizer que se trata se uma frustração de mercado diante da expectativa que a distribuidora tinha quando comprou essa energia nos leilões promovidos pelo governo.  Essa frustração pode ocorrer, por exemplo, por causa da migração de consumidores para o mercado livre ou devido à expansão da geração distribuída dentro da área de concessão.  

 

inline_815_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2023/10/CPFL-Piratininga.jpg
CPFL Piratininga

EDP São Paulo

Sediada na capital paulista, a EDP São Paulo atende a cerca de 2,1 milhões de unidades consumidoras em 28 municípios do estado. A concessionária passou por RTP, o que resultou em um aumento de tarifa.  Em geral, o efeito médio a ser percebido pelo consumidor é de um aumento de 6,83%, sendo 7,12% para baixa tensão e 6,28% para alta tensão.  Os principais fatores que influenciaram para esse resultado foram os aumentos dos encargos setoriais, da compra de energia, do custo de operação – mas, sobretudo, do custo de transporte de energia.  O reajuste só não foi maior porque os custos dos componentes financeiros atenuaram o impacto.  

 

inline_676_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2023/10/EDP-Sao-Paulo-2.jpg
EDP São Paulo

Neoenergia Distribuição Brasília

A Neoenergia Distribuição Brasília atende a cerca de 1,15 milhão de unidades consumidoras de energia elétrica na capital federal. Apesar da concessionária ter passado por RTA, as tarifas sofreram um reajuste considerável. Em geral, o efeito médio a ser percebido pelo consumidor é de um aumento de 9,32%, sendo 9,95% para baixa tensão e 7,78% para alta tensão.  Os principais fatores que influenciaram para esse resultado foram os aumentos dos encargos setoriais, custos de transporte de energia e componentes financeiros. Apenas a compra de energia apresentou um resultado negativo, no entanto o cenário foi agravado pelo alto nível de sobrecontratação de energia (10,83%).  

 

inline_180_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Neoenergia-Brasilia.jpg
Neoenergia Brasília

Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás atende a cerca de 3,3 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica em 243 municípios do Estado. A distribuidora passou por uma RTA. Em geral, o efeito médio a ser percebido pelo consumidor é de um aumento de 3,54%, com resultados diferentes para baixa tensão (7,08%) e alta tensão (-5,30%).  O principal fator que influenciou para esse resultado foi o aumento da base de remuneração da concessionária, que subiu 10,7%. Esse tipo de efeito flete os investimentos realizados pela companhia para melhorar o fornecimento de energia na região.  Por outro lado, devido ao elevado volume de crédito de PIS/COFINS, os componentes financeiros caíram -9,82%, o que contribuiu para uma redução da tarifa.  Observação: o aumento dos custos operacionais (distribuição) tende a afetar significativamente os clientes de baixa tensão. Isso explica por que o reajuste da alta tensão foi negativo.  

 

inline_669_https://simpleenergy.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Equatorial-Goias.jpg
Equatorial Goiás
Deseja falar conosco? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato com nossa equipe de consultores pelo email [email protected] ou WhatsApp (11) 5090-8000.

[contact-form-7 id=”5003″ title=”Formulário de contato – Blog”]

 

Assine a #SimpleNews

Acompanhe o que acontece de mais importante do setor elétrico com análises e opiniões de especialistas.

Muitos gestores estão ávidos por formas de economizar energia elétrica na empresa….

Veja como explorar as vantagens dos Contratos de Longo Prazo no mercado…

Os contratos de energia no Mercado Livre as condições são totalmente negociáveis…

Sua empresa pode obter diversos benefícios ao garantir que a energia elétrica…

Entender o que é e como funciona o Mercado Livre de Energia…

Após meses de análise, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) concluiu…