O presidente Donald Trump retornou à Casa Branca após quatro anos do término de seu primeiro mandato, encerrado em janeiro de 2021. Agora, como o 47º presidente dos Estados Unidos, ele tomou posse em 20 de janeiro de 2025 e já assinou dezenas de ordens executivas, equivalentes às nossas Medidas Provisórias.
Em seu discurso de posse, Trump atribuiu a crise inflacionária nos Estados Unidos aos gastos excessivos do governo e ao aumento dos preços da energia. “É por isso que, hoje, vou declarar uma emergência energética nacional”, afirmou.
O presidente também indicou que seu governo incentivará a produção de petróleo, com o objetivo de transformar os Estados Unidos no maior exportador global do “ouro negro”. Ele declarou: “Nós reduziremos os preços, reabasteceremos nossas reservas estratégicas e exportaremos energia americana para todo o mundo.”
Além disso, Trump anunciou o fim do Green New Deal, uma política econômica voltada ao combate às mudanças climáticas e à transição energética, promovendo a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis, como a eólica e a solar.
“Com minhas ações de hoje, acabaremos com o Green New Deal e revogaremos o mandato dos veículos elétricos, salvando nossa indústria automobilística e cumprindo minha promessa sagrada aos incríveis trabalhadores desse setor. Em outras palavras, você poderá comprar o carro de sua escolha”, declarou Trump.
O presidente também prometeu aumentar tarifas sobre produtos estrangeiros. “Em vez de taxar nossos cidadãos para enriquecer outros países, vamos tarifar e taxar países estrangeiros para enriquecer nossos cidadãos.”