ANEEL divulga leilão para térmicas do Nordeste e Leilão A-1

Simple Energy, 11 de novembro de 2016

Segundo matéria publicada pela agência Canal Energia, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Reive Barros, informou que vai sugerir ao Ministério de Minas e Energia a realização de leilão regional para contratação de 6 GW de capacidade térmica movida a gás natural a ciclo combinado para geração na base e instalação até 2030. O diretor, inclusive, sugeriu o preço teto de R$ 270/MWh para essa energia.

O motivo seria a seca prolongada que assola a região Nordeste há quase seis anos, que abriu uma discussão importante sobre qual deverá ser a prioridade para o uso da água do rio São Francisco nos próximos anos. A principal solução apoiada por diversos agentes do setor é a instalação de usinas térmicas na base, por ser a única fonte que reúne as características necessárias para compensar a geração hidrelétrica e promover a segurança energética da região.

Segundo Barros, a medida promoveria alguns benefícios, como o desenvolvimento do mercado de gás na região, a segurança energética e a recuperação dos reservatórios hidrelétricos, além de firmar a geração eólica que está em franca expansão na região.

"Estamos com um problema de segurança energética. Hoje a carga do Nordeste está na faixa de quase 11 GW e tem uma perspectiva de crescer 47% até 2024", alertou Barros, que participou do Fórum Pernambuco e o Setor Elétrico Nacional nesta sexta-feira, 4 de novembro. "A nossa provocação é que em cada capital do Nordeste tenha uma térmica na base, aproveitando os terminais de regaseificação, trazendo num primeiro momento gás importado e num segundo momento gás do próprio présal", sugeriu Reive.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, disse que o estudo para ampliação do mercado de gás é uma das prioridades do governo. Contudo, ele destacou que qualquer mudança será previamente discutida com o mercado. "A gente não tem a pretensão de lançar nada sem consultar o mercado", garantiu.

Paralelamente, a ANEEL divulgou nova data para realização do Leilão A-1/2016 para o ACR, cujo objeto é “Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos de Geração Existentes”, a ser realizado em 23/12/2016.

 

Fonte: CanalEnergiaSite externo.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo - Tel: 2199 9400

São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados