ONS pede corte de carga para distribuidoras

Simple Energy Post, 20 de Janeiro de 2015

Diversas distribuidoras de energia do bloco centro-sul relataram na tarde do dia 19 de janeiro, que por requisição do operador nacional do sistema (ONS), tiveram que cortar o fornecimento de parte de sua carga atendida.  Segundo a agência Canal energia a AES Eletropaulo (SP) reportou o corte de 700 MW; a CPFL Energia cortou 800 MW nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul; A Copel (PR) informou o corte de 320 MW de carga, representando 6% da carga. A Celesc (SC) teve corte de 150 MW, equivalente a 3,7% da demanda no momento. A AES Sul (RS) cortou 176 MW de carga e A CEEE (RS) informou corte de mais 100 MW. Ceb (DF), Cemig (MG), Light (RJ), Celg (GO), Ampla (RJ) e EDP nos estados de São Paulo e Espírito Santo também confirmaram pedidos do ONS.

Já ao final do dia, o ONS publicou nota à imprensa, confirmando que a partir das 14h55, restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica. 

Na sequência, ocorreu a perda de unidades geradoras nas usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul); totalizando 2.200 MW. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz. Visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema. A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada. 

O ministro Eduardo Braga afirmou no mesmo dia que uma falha técnica em um banco de capacitores da Interligação Norte-Sul teria sido a causa da queda de frequência que resultou no desligamento de energia em dez estados e no Distrito Federal. Tal falha teria restringindo o escoamento de 1 GW no momento de pico.







DISCLAIMER: As informações apresentadas neste materianl foram elaboradas pela Simple Energy e refletem condições de mercado e cenários atuais. Trata-se de material meramente informativo com direitos de propriedade intelectual pertencentes à Simple Energy e, portanto, destacamos a não responsabilidade por ações tomadas com base neste informe.

Av. Das Nações Unidas, 14.171 - Marble Tower - 11º andar - Brooklin Novo

Tel: 2199 9400 - São Paulo - SP

Copyright 2017 - Simple Energy - Todos os direitos reservados