Simple Energy é autorizada a exportar energia para Argentina e Uruguai

Simple Energy é autorizada a exportar energia para Argentina e Uruguai

Time Simple
Simple-Energy-e-autorizada-a-exportar-energia-para-Argentina-e-Uruguai
Simple-Energy-e-autorizada-a-exportar-energia-para-Argentina-e-Uruguai

Conforme as Portarias nº 418 e 2,176, publicadas no Diário Oficial em 13 de abril, o secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), Thiago Barral, nos autorizou a exportar energia elétrica interruptível para a República da Argentina e para a República do Uruguai 

Agora a Simple Energy, atuando há mais de 10 anos no mercado com consultoria, gestão de usinas, consumidores e comercialização de energia elétrica, está habilitada a comercializar energia termelétrica e energia hidrelétrica oriunda de vertimento turbinável das usinas participantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE). 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a exportação de energia não deve afetar a segurança energética do Sistema Interligado Nacional, também não pode produzir majoração de custos ao setor elétrico brasileiro. 

A exportação poderá ser realizada durante todo ano, sendo para Argentina por meio das Estações Conversoras de Guarabi I e II, localizadas no município de Garruchos (RS), e para o Uruguai, por meio da Conversora de Uruguaiana (RS), localizada no município de mesmo nome.  

Segundo o MME, a exportação de energia do Brasil para esses países, proporcionou uma arrecadação de R$ 500 milhões em receitas no primeiro trimestre de 2023, aliviando os custos nacionais do sistema elétrico e se revertendo em modicidade tarifária. 

Nossa área de inteligência de mercado identificou que, em alguns momentos, exportação de energia elétrica para Argentina e Uruguai representou quase 30% do consumo daqueles países, reduzindo significativamente os custos marginais de energia elétrica dos países vizinhos.  

Sobre a Simple Energy 

 A Simple Energy é uma empresa com mais de 10 anos de atuação no mercado de energia elétrica brasileiro. A empresa está estruturada em unidades de negócios que atuam na assessoria e gestão de consumidores e de geradores, atendendo a quase 300 unidades de consumo e geração, tendo em sua carteira, empresas como Unilever, Jundiá, Ancar Ivanhoe, entre outros consumidores, e Brennand Energia, Rio Energy, Norte Energia, entre outros geradores. Estes últimos totalizam uma potência instalada de 14GW, o que representa algo em torno de 8% do volume do SIN.    

 Além das unidades de assessoria, atuamos também como comercializadora de energia, vigorando entre as principais independentes do país, já tendo transacionado mais de 107 milhões de MWh. Já a nossa Consultoria atende nossos clientes e o mercado em geral em todos os assuntos regulatórios e financeiros de alta complexidade. 

Para falar com nossos consultores, preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco pelo e-mail comercial@simpleenergy.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (11) 5090-8000.

 

[contact-form-7 id=”5003″ title=”Formulário de contato – Blog”]

Assine a #SimpleNews

Acompanhe o que acontece de mais importante do setor elétrico com análises e opiniões de especialistas.

A Consulta Pública nº 32/2024, aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica…

O avanço tecnológico e as mudanças no comportamento dos consumidores de energia…

Diante do desafio de uma transição energética segura, os SMRs se destacam…

O curtailment refere-se à redução ou corte forçado da geração de energia,…

O mecanismo de Resposta da Demanda permite que os grandes consumidores reduzam…

O Mercado Livre de Energia é uma ótima solução para empresas que…