Economizar energia em supermercados: Como funciona?

Economizar energia em supermercados: Como funciona?

Time Simple
capa-ml-para-supermercados-1
capa-ml-para-supermercados-1

O que um hipermercado, supermercado, mercearia e um mercadinho têm em comum? Se você pensou na conta de luz, acertou em cheio! A despesa com energia elétrica figura entre os maiores custos desse setor, impactando diretamente na receita e na competitividade desses negócios. 

Diante desse cenário, uma solução bastante procurada pelos gestores de supermercados é a economia de até 35% na fatura de eletricidade proporcionada pelo Mercado Livre de Energia (MLE). 

Se você está buscando conhecer mais sobre esse tema visando reduzir os gastos com energia ou já faz parte do Mercado Livre, mas considera avaliar está insatisfeito com o seu atual parceiro, este artigo é especialmente para você.  

A Simple Energy possui expertise comprovada no setor supermercadista. Nossos consultores estão capacitados para desenvolver as melhores estratégias e garantir os melhores resultados para o seu negócio. 

Continue a leitura para entender como funciona o Mercado Livre e as oportunidades que surgiram para o seu segmento a partir de 2024, incluindo. Confira: 

  • ações para reduzir o consumo de energia nos supermercados; 
  • quais supermercados podem participar do mercado livre de energia; 
  • quais são as vantagens do mercado livre de energia para os supermercados; 
  • case Simple Energy: resultados comprovados. 
FALE AGORA COM NOSSOS CONSULTORES  
E RECEBA UM ESTUDO PERSONALIZADO PARA O SEU SUPERMERCADO 
WhatsApp (11) 5080-9000[email protected] 

 

Ações para reduzir o consumo de energia nos supermercados? 

A folha de pagamento, a energia elétrica e o aluguel dos imóveis estão no topo da lista das maiores despesas dos supermercados. A iluminação e os freezers consomem mais eletricidade, mas a demanda energética para as TVs, geladeiras, ar-condicionado, computadores, caixas, motores e outros equipamentos não pode ser ignorada. 

Algumas medidas podem reduzir o consumo de energia na empresa, como trocar a iluminação por lâmpadas de LED, desligar o ar-condicionado sempre que possível, substituir refrigeradores antigos por modelos mais modernos e eficientes, diminuir o número de lâmpadas acessas e deslocar atividades eletrointensivas para momentos fora do horário de pico (17h-21h), quando a energia é mais cara. 

Mesmo com todas essas medidas, o custo de energia elétrica ainda pode ser alto. 

 Uma alternativa seria gerar a própria energia, utilizando painéis fotovoltaicos. No entanto, essa opção pode esbarrar no alto volume de investimentos, exigindo recursos que podem comprometer o caixa da empresa, sem falar que muitos imóveis são alugados e retorno sobre o investimento se torna uma grande incógnita, visto que o contrato de aluguel pode não se perpetuar. 

É nesse momento que entra a possibilidade de migrar para o Mercado Livre de Energia, onde a economia é garantida e o investimento inicial é baixo, se torna uma magnífica alternativa. No próximo tópico vamos detalhar os benefícios dessa solução. 

 

Quais supermercados podem participar do Mercado Livre de Energia?

Uma mudança na legislação abriu espaço para pequenas e médias empresas contratarem energia diretamente com o fornecedor. Portanto, desde janeiro de 2024, todos os tipos de supermercados podem economizar com o Mercado Livre de Energia.  

Leia também: Abertura do Mercado Livre de Energia 2024 – Como entrar 

A única exigência é que o consumidor esteja conectado em média ou alta tensão, ou seja, pertença ao grupo tarifário “A”. Geralmente, supermercados com faturas acima de R$ 5 mil já podem considerar a migração para o Mercado Livre.  

Para tanto, os gestores precisam contratar uma comercializadora varejista, como a Simple Energy, que dará todo o suporte necessário para fazer uma migração de forma rápida e segura. 

 

Quais são as vantagens do Mercado Livre de Energia para os supermercados?  

 

A maior parte do consumo de energia do setor supermercadista é resultado do uso de sistema de refrigeração, como ar-condicionado, freezers, ventilação etc. Em dias muito quentes, essa demanda tende a aumentar significativamente, impactando os custos de energia. 

Uma forma de evitar surpresas no final mês é travar o custo de energia. A previsibilidade de despesas é um dos benefícios do Mercado Livre de Energia. Com um contrato de energia, o consumidor deixa de ficar exposto às variações da tarifa e das bandeiras tarifárias, além de não se preocupar mais com o consumo no horário de ponta – visto que o preço da energia contratada é o mesmo em qualquer horário de consumo.  

Confira os principais motivos para virar um consumidor livre: 

 

  1. Redução de custo operacional 

No Mercado Livre, o você pode negociar condições mais favoráveis de energia, resultando em uma economia que pode chegar a 35%.  

 

2. Flexibilidade contratual 

Os contratos são flexíveis, ajustados de acordo com a necessidade do cliente. É possível negociar preço e volume de energia, prazo de pagamento, sazonalidade e outras características que atendam ao perfil de consumo.  

 

3. Gestão de energia 

Você terá mais controle sobre o consumo de energia, pois passará a acompanhar diariamente, através de dashboard online e disponíveis 24×7, os principais indicadores da sua operação.  

 

4. Valorização da marca pela sustentabilidade 

No Mercado Livre, você pode garantir a comprar de energia renovável, como eólica e solar, que são fontes mais limpas, com baixa emissão de gases de efeito estufa. Isso demostra o compromisso da sua empresa com a sustentabilidade, aumentando o valor do negócio e a percepção do público em relação a sua marca.  

 

Case Simple Energy: resultados comprovados 

Aqui, na Simple Energy, possuímos uma vasta experiência comprovada em gestão de energia para supermercados. Um exemplo marcante é o caso da Zebu Carnes, uma rede com nove unidades que optou por migrar para o Mercado Livre de Energia há três anos, em março de 2021. 

Antes da migração, os gestores estavam apreensivos sobre como seria o processo de contratação de energia e os pagamentos associados. No entanto, visando passar a máxima tranquilidade e segurança, proporcionamos a todos os nossos clientes um treinamento detalhado que aborda exatamente essas questões, visando garantir uma transição tranquila para o MLE. 

O principal objetivo da Zebu Carnes ao aderir ao Mercado Livre de Energia era reduzir os custos com eletricidade e aprimorar a eficiência operacional. Ao longo de três anos, a rede supermercadista conseguiu economizar mais de R$ 1,5 milhão.  

Além disso, ao optar por fontes de energia renovável, a empresa conseguiu evitar a emissão de 712,78 toneladas de CO2 no período, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente. 

“A migração para o Mercado Livre nos proporcionou queda considerável nas despesas com energia, combustível e manutenção de geradores, aumentando a rentabilidade da empresa e nos dando oportunidade de melhorias e novos investimentos”, afirmou Tiago Santana, diretor da Zebu Carnes. 

“A Simple Energy surpreende pelo apoio irrestrito a todas as demandas relacionadas com energia, sejam ou não de responsabilidade deles. Com um atendimento rápido e eficaz, resolvendo todas as demandas, problemas e dúvidas que surgem”, completou o executivo.  

 

Migre seu supermercado com a Simple Energy 

Ao considerarmos o cenário atual dos supermercados e sua busca por redução de custos e eficiência operacional, torna-se evidente a importância e os benefícios do Mercado Livre de Energia (MLE). Esta modalidade oferece uma oportunidade valiosa para gestores que enfrentam altas despesas com eletricidade, proporcionando uma economia significativa e previsibilidade nos gastos. 

Com a possibilidade de negociar condições mais vantajosas, flexibilidade contratual e controle direto sobre o consumo de energia, os supermercados podem não apenas reduzir seus custos operacionais, mas também adotar práticas mais sustentáveis, como a aquisição de energia renovável. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, mas também agrega valor à marca, demonstrando um compromisso com a responsabilidade ambiental. 

A Simple Energy se destaca como parceira ideal para auxiliar os supermercados nesse processo de transição e gestão energética. Com sua expertise e compromisso com o sucesso do cliente, a Simple Energy se mostra capaz de oferecer suporte integral, garantindo uma transição tranquila e resultados expressivos. 

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo e recebe gratuitamente um estudo personalizado para o seu negócio! 

Assine a #SimpleNews

Acompanhe o que acontece de mais importante do setor elétrico com análises e opiniões de especialistas.

A Consulta Pública nº 32/2024, aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica…

O avanço tecnológico e as mudanças no comportamento dos consumidores de energia…

Diante do desafio de uma transição energética segura, os SMRs se destacam…

O curtailment refere-se à redução ou corte forçado da geração de energia,…

O mecanismo de Resposta da Demanda permite que os grandes consumidores reduzam…

O Mercado Livre de Energia é uma ótima solução para empresas que…