Segundo leilão de transmissão terá modelo diferenciado

Segundo leilão de transmissão terá modelo diferenciado

Time Simple
Design-sem-nome-14
Design-sem-nome-14

No acompanhamento regulatório desta semana, destacamos o novo modelo para apresentação de propostas que será utilizado exclusivamente para o Lote 1 no segundo leilão de transmissão de energia, previsto para ocorrer no dia 15 de dezembro, na sede da B3, em São Paulo.  

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que o leilão terá apenas três lotes, que devem movimentar R$ 21,7 bilhões em novos investimentos. No total, serão licitados o direito de construção e manutenção de 4,4 mil quilômetros de linhas de transmissão e 9.840 megawatts em capacidade de conversão nas subestações.  

O leilão vai viabilizar a construção empreendimentos em cinco estados: Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. O prazo de construção varia entre 60 e 72 meses.  

Novo procedimento 

Assim como ocorreu nos outros certames, vencerá o segundo leilão de transmissão o proponente que apresentar o maior deságio sobre a Receita Anual Permitida (RAP). No entanto, visando aumentar a competitividade do leilão, a ANEEL decidiu subdividir o Lote 1 em quatro sublotes, bem como definiu um novo formado para a apresentação das propostas.   

Os interessados no Lote 1 terão que apresentar cinco envelopes ao pregoeiro, contendo ou não um lance para cada lote e um para os quatro sublotes. Para isso, o proponente fará previamente a inscrição para esse bloco, mediante o aporte de uma única garantia de proposta. 

O pregoeiro conduzirá duas rodadas de licitação. Na primeira rodada, os licitantes apresentarão suas propostas para o Lote 1 completo ou para os 4 sublotes. O pregoeiro escolherá a solução com menor valor global, independentemente da diferença entre a proposta composta pela soma dos menores lances para os sublotes e a melhor oferta para o Lote 1 integral. 

Se houver propostas no máximo 5% acima da menor proposta, haverá uma segunda rodada de licitação, na qual os licitantes poderão fazer lances viva-voz para o Lote integral ou para cada sublote individualmente. 

Vale destacar que o Lote 1 tem investimento de R$ 18,1 bilhões, 83% do volume total a ser licitado.  

Veja a descrição de cada lote 

O Lote 1 é composto por duas linhas de transmissão: Presidente Dutra-Graça Aranha (500 kV), com 18,2 km de extensão; e Graça Aranha-Silvânia, com 1.468 km. Também possuí duas subestações em 800 kV, dois seccionamentos e dois compensadores síncronos em 500 kV. Passando pelos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, o empreendimento visa aumentar a capacidade da interligação entre as regiões Nordeste/Centro-Oeste para escoamento de excedentes de energia da região Nordeste. O prazo de construção é de 72 meses.  

Lote 1A 

  • LT 500 kV Presidente Dutra – Graça Aranha C3, CS, com 18,2 km; 
  • SE ±800 kVcc/500 kVca Graça Aranha; 
  • SE ±800 kVcc/500 kVca Silvânia;
  • Trechos de LT 500 kV entre a SE Graça Aranha e o seccionamento da LT 500 kV Presidente Dutra – Teresina 2 C1, com 2 x 7,5 km; 
  • Trechos de LT 500 kV entre a SE Graça Aranha e o seccionamento da LT 500 kV Presidente Dutra – Teresina 2 C2, com 2 x 6 km.

Lote 1B 

  • LT ±800 kVcc Graça Aranha – Silvânia, com 1.468 km 

Lote 1C 

  • Compensação Síncrona 500 kV, 3x (-300/+300) Mvar, na SE Graça Aranha 

Lote 1D 

  • Compensação Síncrona 500 kV, 3x (-300/+300) Mvar, na SE Silvânia 

O Lote 2 é composto por duas linhas de transmissão: Silvânia-Nova Ponte 3, com 330 km; e Nova Ponte 3-Ribeirão Preto, com 221 km. As linhas passam pelos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, e visa a expansão das interligações regionais e da capacidade de exportação das regiões Norte e Nordeste. O prazo de construção é de 66 meses.  

Localizado em São Paulo, o Lote 3 terá a uma linha de transmissão em 500 kV Marimbondo 2-Campinas, com 388 km. Esse empreendimento tem o mesmo objetivo do Lote 2. O prazo de construção é de 60 meses.

Para saber mais sobre nossas soluções, preencha o formulário abaixo ou entre em contato com o time de consultores pelo email [email protected] ou WhatsApp (11) 5090-8000.

[contact-form-7 id=”5003″ title=”Formulário de contato – Blog”]

Assine a #SimpleNews

Acompanhe o que acontece de mais importante do setor elétrico com análises e opiniões de especialistas.

Muitos gestores estão ávidos por formas de economizar energia elétrica na empresa….

Veja como explorar as vantagens dos Contratos de Longo Prazo no mercado…

Os contratos de energia no Mercado Livre as condições são totalmente negociáveis…

Sua empresa pode obter diversos benefícios ao garantir que a energia elétrica…

Entender o que é e como funciona o Mercado Livre de Energia…

Após meses de análise, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) concluiu…